Empresa de Transporte Expresso Rodoviário de Mercadorias
Desafio Logístico
- Melhoria dos custos operacionais do sistema de transporte em todo o território Ibérico.
- Aumento do nível de serviço e melhoria da comunicação pós-venda com os clientes
- Adaptação à evolução dos requisitos dos clientes e pressão da concorrência, aumento da capilaridade e da redução dos tempos de transporte
Solução proposta
- Reestruturação dos Processos e Sistema de planeamento de transportes
- Centralização do planeamento das atividades de transporte (anteriormente realizadas de forma autónoma pelas mais de 13 plataformas da Empresa)
- Automatização do processo de planeamento
- Digitalização dos processos de encomenda de transportes e informação de tracking partilhado com os clientes
- Novo portal de transportes B2B implementado e totalmente interligado com o TMS da empresa gerindo milhares de transacções diárias e permitindo a digitalização dos processos de encomenda e tracking dos transportes.
Resultados obtidos
- Comunicação operativa on-line com mais de 400 clientes em todo o território Ibérico.
- Processo Ibérico de planeamento e optimização de rotas centralizado e totalmente automatizado,
- Redução de custo de transporte a 2 dígitos, pelo aumento da taxa de utilização e capacidade da frota em volume e tempo
- Redução significativa do custo de planeamento e melhoria do working capital com redução do prazo de cobrança
- Melhorias de nível de serviço, com maior flexibilidade, reactividade e fiabilidade obtidas pela visibilidade do planeamento centralizado dos recursos, optimização de rotas e veículos, e track & tracing partilhado com os clientes