A Logistema, S.A. lançou um projecto de implantação de um núcleo de investigação e desenvolvimento (I&D) orientado para o lançamento de produtos e soluções inovadoras nos domínios da logística urbana e da agregação de fluxos logísticos de empresas e, no limite, de pequenos agentes económicos individuais.

Este núcleo de ID foi objecto de candidatura ao programa PT2020 e foi aprovado para financiamento, utilizando os fundos disponibilizados pela União Europeia para Portugal. A percentagem de financiamneto é de 40%, sendo os restantes 60% da responsabilidade da Logistema, S.A.

Com esta inciativa, a Logistema, SA considera que os produtos emanados do núcleo de I&D se ajustam particularmente a duas áreas de atuação do domínio prioritário Transportes, Mobilidade e Logística:

  • Transportes e Logística Inteligentes - aportam alto valor acrescentado às empresas ao otimizarem os seus fluxos logísticos, racionalizam os meios de transporte empregues e permitem a pequenos agentes económicos (mesmo individuais) operarem nos mercados com as mesmas ferramentas, e dispondo de condições semelhantes, dos grandes operadores produtores, distribuidores e retalhistas;

  • Mobilidade e Espaço Urbano - nesta área de atuação os produtos e soluções logísticas emanados do núcleo de I&D da Logistema, SA, baseados numa plataforma eletrónica de última geração, permitem a gestão de acessos e mobilidade na área urbana sob gestão, a agregação segmentada de fluxos, a mutualização de frotas e a otimização de rotas, sendo um contributo fundamental para a ordenação das cidades, ao nível da logística urbana, contribuindo ainda para uma maior sustentabilidade energética e ambiental, com redução significativa dos níveis de carbono, pela racionalização, adaptação e redução dos meios poluentes de transporte empregues.

No domínio prioritário Tecnologias de Informação e Comunicação, as soluções a desenvolver enquadram-se na área de atuação TIC nas empresas, dado que os produtos a desenvolver são peças de software que suportam as soluções logísticas inovadoras. Acresce dizer que, neste âmbito, é estratégia da Logistema, SA abordar os desenvolvimentos a efectuar numa perspectiva de implementação dos conceitos de Blockchain que se perfilam para futuramente terem uma aplicação forte na área da logística.

 

Lisboa2020 RGB 1