Logistema efectua estudo do mercado de serviços para a Schnellecke Logistics

A Schnellecke Logistics é um dos líderes internacionais na prestação de serviços logísticos de valor acrescentado e como fornecedor da indústria automóvel. Empresa empenhada no desenvolvimento de soluções logística e na optimização de operações e na criação de valor na cadeia de abastecimento, contribuindo assim para o sucesso empresarial de um grande grupo de clientes, onde se encontram empresas de referência a nível mundial.

A Schnellecke Logistics baseia-se no cumprimento de princípios orientados ao desenvolvimento da fiabilidade das operações, inovação e elevado profissionalismo na gestão da cadeia de abastecimento dos seus clientes.

A Schnellecke Logistics está em Portugal deste 2001 e é o parceiro logístico da VW Autoeuropa responsável pela logística para a montagem final. Fornece também subconjuntos soldados para a carroceria dos modelos VW EOS, VW Scirocco, VW Sharan e SEAT Alhambra. Conta ainda com outros clientes de referência internacional tais como Continental Mabor e Vanpro Assentos, tendo actualmente mais de 700 colaboradores.

A estratégia da Schnellecke Logistics passa por um crescimento orgânico e sustentável, baseado no rectângulo estratégico que inclui Best Practice, Crescimento, Rentabilidade e Satisfação dos Colaboradores.

Para suportar a sua estratégia de crescimento e diversificação de sectores económicos no mercado português, a LOGISTEMA foi convidada pela Schnellecke Logistics para efectuar um projecto de consultoria logística. Com o objectivo de colaborar com a Schnellecke Logistics na concepção e implementação de um novo modelo estratégico de actuação em Portugal que, numa primeira fase agora concluída, teve como finalidade identificar sectores de actividade económica e os principais “players” para a geração de oportunidades de crescimento, nos sectores económicos onde a Schnellecke Logistics possa apresentar uma vantagem competitiva e alavancar as suas “core competencies”.

A fase inicial do projecto contemplou a realização das seguintes acções:
  • Um conjunto alargado de entrevistas estruturadas ao nível da direcção de empresa e de associações empresariais, em sectores económicos alvo;
  • Levantamento de competências específicas da Schnellecke Logistics enquanto vantagens distintivas;
  • Levantamento de dados secundários para estudo comparado do mercado de serviços logísticos português com outros mercados de referência internacionais;
  • Dimensionamento e segmentação dos mercados-alvo;
  • Análise detalhada dos sectores económicos relevantes, com identificação de oportunidades de negócio;
  • Identificação de barreiras à adopção de estratégias de externalização (“outsourcing”) de serviços logísticos e definição de opções de mitigação;
  • Construção de uma ferramenta de avaliação estratégica e de simulação dos sectores-alvo baseada em factores quantitativos e qualitativos ponderados de atractividade e competitividade;
  • Apresentação de resultados do estudo e discussão de opções estratégicas com o Management da Região Europa Oeste da Schnellecke Logistics

Com a elaboração do estudo de mercado sobre os serviços logísticos em Portugal concluiu-se por:

  • Portugal é um dos países europeus com maiores dificuldades na organização de serviços logísticos mas tem vindo a apresentar progressos significativos. Esta condicionante perspectiva a necessidade de novos serviços logísticos para as empresas, serviços que ainda não se encontram oferecidos pelo mercado nacional.
  • Em Portugal, os serviços de transporte e armazenamento prevalecem na oferta dos operadores logísticos, no entanto, tem-se assistido no mercado a uma expansão gradual da procura de outros serviços logísticos de valor-acrescentado.
  • A concorrência entre operadores logísticos efectua-se, cada vez mais, entre “players” de dimensão internacional.
  • O estudo identificou áreas de competitividade de mercado e atractividade nos diversos sectores económicos relevantes para os serviços logísticos:
  • A Schnellecke Logistics possui um conjunto de competências únicas, de elevado valor-acrescentado, para satisfazer necessidades logísticas do mercado e acompanhar a evolução futura com condições de competitividade.
  • A Schnellecke Logistics possui domínio das técnicas logísticas mais avançadas e de outras competências de engenharia que permitem perspectivas de sucesso na actuação comercial em diversos sectores de actividade, onde estas competências poderão ser aplicadas com oferta de valor-acrescentado para os seus clientes.
  • A oferta de serviços logísticos poderá progredir para serviços de maior valor-acrescentado, onde a capacidade de gestão da complexidade logística é um factor crítico de sucesso.

Este projecto entrou agora na fase de análise de conclusões, elaboração de plano de acção e implementação das acções de actuação no mercado, de modo a sustentar a estratégia de crescimento da Schnellecke Logistics.

A Logistema é uma empresa de consultoria logística, no mercado desde 1993. Colaboramos com os nossos clientes ao nível da cadeia de abastecimento, estratégia, planeamento e controlo, processos e execução logística. Com uma abordagem orientada à obtenção de resultados, privilegiamos a criação de valor e incremento da performance. Desenvolvendo soluções inovadoras que asseguram a integração de pessoas, saber-fazer e sistemas de informação, gerindo a mudança e tendo sempre presente o retorno do investimento do cliente e a flexibilização da sua cadeia de abastecimento.

Para mais informações sobre a Schnellecke contacte [email protected]

Para mais informações sobre a Logistema contacte-nos.
Pedido de informações
Alterar imagem
*campos de preenchimento obrigatório

Plataformas Logísticas em Angola

Angola | Política de Transportes, Logística e Grandes Infraestruturas
Saiba mais